2ª JORNADA – Dia 13 de Outubro de 20
Conteúdos: O Barreiro como “Oficinas Gerais18” da Expansão Portuguesa – os Fornos Cerâmicos da Mata da Machada (utensílios encontrados nas escavações arqueológicas – formas do biscoito e do pão-de-açúcar), a Fábrica Real do Biscoito, o moinho de maré D’EL-REI, o moinho de maré de Palhais, os Fornos de Cal, a composição social de Palhais como área cosmopolita no período da Expansão; e ainda os Estaleiros Navais da Ribeira das Naus do Coina, na Telha Velha, os moinhos de maré do Duque e do Maricote. Inclui-se nesta temática todo o património religioso – Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Palhais, Capela de Santo André, Convento da Madre de Deus da Verderena, pórtico manuelino da Igreja de São Francisco, a Capela da Misericórdia e a Igreja de Santa Cruz.
Duração: dia inteiro – das 9h00 às 13h00, das 15h00 às 17h30
Duração Período da Manhã: 4h00 Ponto de Encontro: Av. Alfredo da Silva, junto ao Mercado 1º de Maio, 9h00, deslocação em autocarro.
Visita Guiada: período da manhã – Igreja da Nossa Senhora da Graça e Fornos de Cal em Palhais, os Fornos de Cerâmica da Mata da Machada e Museu do Fuzileiro, antiga Fábrica Real do Biscoito.
Almoço: das 13h00 às 14h00, na Escola de Fuzileiros Navais de Vale de Zebro
Duração Período da Tarde: 2h30
Visita Guiada: período da tarde – Capela de Santo André na Telha Velha, Convento da Madre de Deus da Verderena, pórtico manuelino da Igreja de São Francisco, a Capela da Misericórdia e a Igreja de Santa Cruz, com apontamento musical pelo Animae Vox.