Revista Fundição

Revista fundição Nº 10

Alburrica/Braamcamp – Que futuro(s) para o património?

Mais um ano que passou, tempos difíceis que continuamos a viver, tempos de pandemia, que deixaram o Mundo em suspenso, mas não queríamos que o dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021, fosse esquecido. Assim, decidimos editar mais uma Revista Fundição, a nº 10, subordinada ao tema, Alburrica Braamcamp – Que futuro(s) para o património?, da responsabilidade da Associação Barreiro Património Memória e Futuro – ABPMF.

Mais uma vez abordamos este tema por duas razões: primeiro, queremos que fiquem registadas para memória futura as nossas ideias e em segundo, vamos propor a classificação, a nível nacional, do Sítio.

Informamos que, neste mesmo dia, 18 de Abril, vai começar a funcionar, o Arquivo Digital, desenvolvido e financiado pela Associação, e os vossos contributos serão bem-vindos.

Consideramos que esta revista cultural que fazemos, refere-se a uma cultura que se mede pelo lugar onde vivemos, pelos conhecimentos que temos e pela apropriação que fazemos do nosso património. Uma cultura que é feita do saber, do conhecimento científico e se exprime na requalificação do património do Barreiro, preservando a sua identidade.

Chegados ao fim de mais uma edição da Revista Fundição, cumpre deixar exarado um caloroso agradecimento a todos os que quiseram participar com empenho e prontidão em mais esta “aventura” de escrever, informando sobre a defesa do património.

Cabe agora ao leitor tirar as suas conclusões.

ja se encontra á venda a versão em papel, da revista Nº10, quem estiver interessado é favor contactar a Associação. A versão digital pode ser vista aqui.

fudicao-n10digital