DestaqueNoticias

Visita guiada á Quinta da Estalagem

Com cerca de 40 participantes, esta foi mais uma iniciativa da Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro, prosseguindo os seus deveres estatutários de divulgar, defender a  salvaguarda da nossa história e patrimónios (paisagístico, ambiental, cultural material e imaterial) do barreiro, com o objectivo de contribuir para informação da população sobre a importância de uma história e patrimónios únicos que construíram a nossa identidade e são e serão factores de coesão social e desenvolvimento futuro.

Inserida na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o lema: Património e Paisagem Rural, a Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro, realizou no dia 20 de Abril uma Visita guiada à  Quinta da Estalagem, em Palhais, com o tema “As Quintas da “Outra Banda”: de um passado rural a um futuro cultural” Apresentação da Tese de Mestrado em Arquitectura Paisagista de Ana Sofia Farinha da Silva.

Esta antiga quinta de recreio é um exemplo da manutenção e preservação do património existente, embora privada, mantém no essencial do que foi no passado, mas virada para o futuro. Ao contrário de outras quintas do concelho do barreiro, como a da Braamcamp que todo o seu património foi abandonado e está em ruína. Quando há uma oportunidade para o usufruto da população deste espaço, Infelizmente há quem queira alterar este propósito e colocar a quinta do Braamcamp na totalidade no mercado imobiliário para construção de habitação de luxo.

“A salvaguarda do património paisagístico em Portugal continua a ser preterida face a outras tipologias de património. Pouco se encontra identificado, inventariado e classificado. Com o presente trabalho, procurasse ultrapassar estas lacunas e contribuir para o reconhecimento de valores culturais de um objeto de estudo específico, as quintas, numa área pouco estudada – a “Outra Banda”. A abordagem desenvolvida contemplou um levantamento exaustivo, análises, sínteses e diagnósticos sobre uma amostra relevante. A metodologia, que envolveu aproximações sucessivas, suportou a identificação de valores culturais e a seleção de quintas passíveis de classificação como património cultural, seja pelo seu valor municipal, público ou nacional.” In Tese de Mestrado em Arquitetura Paisagista de Ana Sofia Farinha da Silva.

Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro