DestaquePatrimónio Moageiro

VISITA GUIADA

MOINHOS DE ALBURRICA – DEFENDER O PATRIMÓNIO

A Associação de Património Barreiro, Património e Futuro vai promover no próximo dia 3 de Junho, a partir das 16 horas, uma visita guiada aos Moinhos de Alburrica, no Barreiro, com a participação do Professor Jorge Custódio.

Esta visita é aberta a estudantes, especialistas e à comunidade.

O ponto de encontro é junto do Moinho Pequeno, Alburrica. (38º39’36.46”N  9º04’57.99”O).

Serão abordados os moinhos de Alburrica e da Quinta Braamcamp, a sua história e o seu valor, como Sítio Classificado, o património, a paisagem o ambiente.

Alburrica é um caso único no País: merece atenção, estudo, cuidado, sensibilidade, atributos que parecem escassear! E como doí, quando se tem a consciência de que o que está a ser feito não respeita a componente ambiental (Classificação de REN: restinga nas praias; zona alagadiça na Braamcamp; zona húmida /sapal, nas caldeiras), nem a biodiversidade, nem os engenhos de moagem de maré e vento, “monumentos de arqueologia industrial” segundo o historiados António Nabais, que no seu restauro não podem ser arrasados.

Cumpre-nos defender o património arqueológico, natural e paisagístico, para que tenhamos um futuro mais humano, socialmente mais coeso, e economicamente melhor, contribuindo de forma séria também para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Venha conhecer um pouco mais do património do Barreiro.

Barreiro, Maio 2023

Associação Barreiro Património Memória Futuro