3ª JORNADA – Dia 20 de Outubro de 2018
Conteúdos: Complexo Ferroviário do Barreiro no Processo de Industrialização de Portugal: a sua história, o património edificado, a cultura ferroviária – os quotidianos de trabalho, lazer e luta, a tradição oral, o significado nacional e internacional de todo este património, o processo de classificação.
Duração: dia inteiro – das 9h30 às 13h00 e das 15h00 às 18h00
Duração Período da Manhã: 3h30 Ponto de Encontro: Estação Barreiro-Mar – 10h00
Visita Guiada: Estação Barreiro-Mar, interior da Primitiva Estação e das Oficinas dos Caminhos-de-ferro, Rotunda das Locomotivas e Bairro Operário.
Almoço: das 13h às 14h, no Restaurante “a Foca”
Duração Período da tarde: 3h00
Ponto de Encontro: Cooperativa Cultural Popular Barreirense – 14h30
Programa:
14h30 – Inauguração de Exposição sobre o “Património Cultural do Barreiro” e abertura da Feira de Livros sobre Património Cultural do Barreiro, que decorrerão até dia 27 de Outubro.
15h15 – Conferência sobre “O Processo de Classificação do Complexo Ferroviário do Barreiro: importância do processo de classificação e contributos deste património para o desenvolvimento local/turismo”, conferencista Drª Rosalina Carmona; “O Processo de Classificação da CUF: ponto de situação, importância do processo de classificação e contributos do património para o desenvolvimento local/ turismo”, conferencista Professora Doutora Deolinda Folgado.
16h45 – Apresentação do Livro Memórias do Meu Rio, de Lina Soares, por Dra Rosalina Carmona (prefaciadora do livro) e Dra Carla Marina (Presidente da Cooperativa Cultural Popular Barreirense).