DestaqueNoticias

Exposição e Colóquio sobre o Património Ferroviário do Barreiro

A Associação Barreiro Património Memória e Futuro realizou, no dia 21 de Maio, na Casa dos Sindicados, a inauguração da Exposição e Colóquio sobre o Património Ferroviário do Barreiro, que contou com a participação de Deolinda Folgado (especialista em património Industrial e cultural).

Esta exposição sobre a história e o património ferroviário do Barreiro, com o espólio da ABPMF, é composta por vários materiais/peças que contam a história do Caminho-de-ferro no Barreiro e traduzem parte da identidade da cidade do Barreiro e, como tal, parcelas da memória dos Barreirenses. A preservação destes materiais tem como finalidade manter presente esta identidade colectiva e salvaguardar a memória ferroviária. Pode ser visitada sob marcação.

Assim, defendemos que a actividade ferroviária, enquanto pólo gerador de emprego e dinamismo social, deve continuar e ser reforçada no Barreiro. Só desse modo pode contribuir para a riqueza e desenvolvimento integrado da região e do país.
Estas também são razões que nos levam a considerar o Património Ferroviário do Barreiro como um elemento estratégico de desenvolvimento económico, social e cultural que pode, decisivamente, concorrer, para manter vivo um povo, uma cidade, uma região. Defendemos, portanto, que a salvaguarda da memória e da história representada por este conjunto, entre edificado e não edificado, contribui para a atractividade do Barreiro em termos turísticos e de como, através dele, se pode contar a história completa desta actividade na região e no país.

O processo de classificação encontra-se na fase Em Vias de Classificação, por publicação do anúncio de abertura em DR n.º 30, 2.ª série, de 12.02.2018. Sendo necessário concluir o processo e classificar o Património ferroviário. A associação tudo fará para que esta classificação seja uma realidade, embora tenhamos consciência da sua dificuldade devido a atual conjuntura.