Revista Fundição

Revista Fundição Nº 8 já Disponível!

Editorial

“Pelo sonho é que vamos”

Sebastião da Gama

Queremos criar um Mundo Novo, mas não sabemos construir moinhos, igrejas, pontes, monumentos… não sabemos dar asas às aves… criar os rios, mares, montanhas… fazer árvores, flores… mas queremos que o nosso mundo novo tenha, moinhos, igrejas, pontes, monumentos, aves, rios, mares, montanhas, árvores, flores,…

Como é que conseguiremos que os homens apreciem os monumentos, admirem as aves, contemplem a natureza e cultivem as árvores?

Vamos sonhar com um Mundo Novo, apesar de ser um longo e difícil caminho a percorrer. Temos a certeza que o nosso Mundo Novo, começa com a primeira atitude.

Vamos sonhar com um Barreiro mais bonito, respeitador da sua identidade, relembrando o seu património que conta a história dos monumentos, dos usos e costumes das populações. Vamos reviver um mundo diferente na nossa cidade do Barreiro.

O que vamos continuar a fazer? A Associação Barreiro, Património, Memória e Futuro, tem vindo desde há 5 anos a tentar concretizar um projeto cultural com a edição da revista Fundição.

Já foram editados sete exemplares subordinados aos temas seguintes:

Nº 1 – Conjunto de testemunhos sobre o Património Industrial e Arquitetónico;

Nº 2 – Desporto, Património Barreiro;

Nº 3 – Património, Cultura, Turismo e desenvolvimento;

Nº 4 – Moinhos a Sul do Tejo;

Nº 5 – A Indústria Química;

Nº 6 – O Património Histórico do Barreiro que Futuro?;

Nº 7 – Ano Europeu do Património Cultural.

Esta edição (Nº 8 – Sítio de Alburrica) é mais um passo dado no caminho que pretendemos trilhar, que seja:

– um espaço de reflexão sobre questões a nível patrimonial que afetam o nosso Concelho;

– um espaço de divulgação dos acontecimentos locais sobre o património, envolvendo a população do Barreiro, que queremos mais atenta, interessada, conhecedora e exigente;

– um espaço de divulgação de estudos efetuados respeitante às gentes, à história e ao património local.

Esperamos que os leitores sintam a curiosidade e o desejo da leitura da nossa revista, contribuindo assim para uma maior consciencialização e valorização do património do nosso Concelho.

Saudações cordiais e boa leitura.