DestaqueNoticias

Exposição.”A última fabrica de cortiça do barreiro”

Exposição.”A última fabrica de cortiça do barreiro” Espaço L (Antiga Estação Ferroviária do Lavradio)

“A instalação do caminho de ferro no Barreiro em 1861 e o fácil escoamento de mercadorias por via marítima para Lisboa, proporcionaram o aparecimento da indústria corticeira no concelho do Barreiro. A primeira notícia sobre a instalação de uma fábrica de cortiça data de 1865 quando Augusto Gomes de Araújo afirma que “embora surja mais tarde que no Alentejo ou no Algarve, está pois instalado no Barreiro […] um fabrico de cortiça”. In texto de Dr. António Camarão.

A historia de fabrico de cortiça na quinta do Braamcamp remonta a 1882 quando a família Reynolds aluga a quinta a George Abraham por 375 mil réis. Em 1883 ja era transformada cortiça.

1895 – John Reynolds vendeu o predio a The Cork Company Ltd. Pelo preço de 60.003 mil-réis.

1897- A The Cork Company Ltd. Vendeu a propriedade á Sociedade Nacional de cortiças pelo preço de 60.600$000 mil-réis.

1976 – O Sr. Edmundo Luís Rodrigues Pereira, assume a direção da fábrica e adquire 15% da Sociedade Nacional Corticeira, S. A.

1980 – A Dode,s Sociedade Nacional de Cortiça é extinta e é criada a Esence Sociedade Nacional S.A. de cortiça. Já propriedade do Sr. Edmundo Luís Rodrigues Pereira.

2008 – 4 de Julho. A empresa Corticeira ESENCE Sociedade Nacional Corticeira, S. A foi declarada insolvente por decisão judicial proferida pelo Tribunal de Comércio de Lisboa.

2010- O seu património foi vendido em leilão, sendo que 3 empresas da área de actividade sucateira adquiriram o recheio da fábrica, equipamentos, máquinas, ferramentas, etc…, e o terreno foi adquirido pelo BCP.

2010 – 28 de Março A administradora da massa insolvente, cessa funções e entrega a quinta ao Banco Comercial Português (BCP), ficando a quinta ao completo abandono.

A historia recente desta ultima fabrica de cortiça no Barreiro é a que todos conhecemos..

Fotos Ver aqui: https://photos.app.goo.gl/K73QdZuPif6WLn4w9