DestaqueNoticiasPatrimónio Moageiro

Jornadas do Património Cultural do Barreiro 2019

A Associação Barreiro Património, Memória e Futuro integra, mais uma vez a convite da Direcção Geral do Património Cultural, as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano, o lema será “Artes, Património e Lazer. A Associação realiza, no próximo dia 29 de Setembro várias iniciativas. Com o tema: Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro, Quinta do Braamcamp, Zona Classificada como Sítio de Interesse Municipal.

10H00 Visita Guiada Alburrica/Braamcamp – Ponto de encontro Junto ao Moino Pequeno
15H00 Exposição.”A última fabrica de cortiça do barreiro” Espaço L (Antiga Estação Ferroviária do Lavradio)
16H00 Conversas sobre o Património.

Toda esta zona é constituída por duas pequenas penínsulas, formadas por aluviões e consolidadas sobre ostreiro, com ocupação provável desde o neolítico, de acordo com os achados em pedra, recolhidos nos anos 60 (pesos, machados, furadores), e compreendendo duas praias, um antigo sapal, onde marinhas de sal deram origem a 4 caldeiras , servindo 4 moinhos de maré. Os moinhos de maré eram pequenos complexos que compreendiam a casa da moagem, o armazém, a casa do moleiro, o cais de embarque, o barco do moinho e a caldeira. No seu todo cada moinho era um pequeno complexo industrial, povoado por gente especializada em diferentes ocupações: moleiro, ajudante de moleiro, feitor, rendeiro, carregador, arrais e companheiro do barco do moinho…

Neste sítio encontramos, mais precisamente na Ponta do Mexilhoeiro, os vestígios da primeira e da segunda pontes de embarque dos Vapores do Tejo e Sado. Em Alburrica para além dos 3 moinhos de vento, existem vestígios patrimoniais ligados à construção naval, que se manteve em laboração até meados do século XX. Na Quinta do Braamcamp há uma história a preservar e contar ligada a diversas actividades, todas elas de extrema importância, em diferentes épocas do nosso desenvolvimento: a agricultura, a pesca, os viveiros de peixe, a cortiça, a actividade moageira.

A Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro Continuará a cumprir o seu dever estatutário de divulgar e  defender a  salvaguarda a nossa história e patrimónios (paisagístico, ambiental, cultural material e imaterial), de pugnar pela sua reutilização de forma a contribuir para o desenvolvimento cultural, social e económico do nosso Concelho.

mais informações: https://associacaobarreiropatrimonio.pt/jornadas/

Associação Barreiro Património, Memória e Futuro