4ª JORNADA – Dia 27 de Outubro de 2018
Conteúdos: Complexo Fabril da Companhia União Fabril no processo de industrialização português: a sua história e processos de laboração, o património edificado, a composição social dos trabalhadores, os seus quotidianos de trabalho, lazer e luta, a tradição oral, e o significado nacional e internacional de todo este património, o processo de classificação.
Duração: dia inteiro – das 9h30 às 13h00, das 15h00 às 17h30
Duração Período da Manhã: 3h30 Ponto de Encontro: Pórtico de entrada nas antigas fábricas, junto ao Largo das Obras, 9h30.
Visita Guiada: Ramal Ferroviário Interno e Porto Fluvial, Maqueta da Casa Alfredo da Silva para conhecimento global do Complexo, Bairro de Santa Bárbara, Mausoléu Alfredo da Silva, Museu industrial, a Zona Têxtil, toda a Área Sul e os elementos de arqueologia restantes e integrados no processo de classificação em curso.
Almoço: das 13h00 às 14h30 no Restaurante “A transmontana”
Duração Período da Tarde: 2h30 Ponto de Encontro: Cooperativa Cultural Popular Barreirense, 15h00
Programa:
15h00 – Visita à exposição “Património Cultural do Barreiro” e Feira de Livros
15h30 – Sessão Debate com perguntas e respostas sobre “A Importância Passada, Presente e Futura do Património Cultural do Barreiro para o Desenvolvimento Local”, com os convidados: Professor Doutor Honoris Causa Claúdio Torres e Professor Doutor Jorge Custódio.
17h00 – Apontamento Musical
17h30 – Convívio e sessão de autógrafos com autores dos livros que integram a Feira do Livro.
(Custo da Jornada: pagamento de almoço)