DestaqueNoticias

Visita guiada á Quinta da Estalagem

Inserida na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o lema: Património e Paisagem Rural, a Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro, realiza no dia 20 de Abril o seguinte programa:

Dia 20 de Abril, 10,30h | Visita guiada à  Quinta da Estalagem, em palhais, (ponto de encontro junto á Quinta Estalagem), com o tema “As Quintas da “Outra Banda”: de um passado rural a um futuro cultural” Apresentação da Tese de Mestrado em Arquitetura Paisagista de Ana Sofia Farinha da Silva.

“A salvaguarda do património paisagístico em Portugal continua a ser preterida face a outras tipologias de património. Pouco se encontra identificado, inventariado e classificado. Com o presente trabalho, procurasse ultrapassar estas lacunas e contribuir para o reconhecimento de valores culturais de um objeto de estudo específico, as quintas, numa área pouco estudada – a “Outra Banda”. A abordagem desenvolvida contemplou um levantamento exaustivo, análises, sínteses e diagnósticos sobre uma amostra relevante. A metodologia, que envolveu aproximações sucessivas, suportou a identificação de valores culturais e a seleção de quintas passíveis de classificação como património cultural, seja pelo seu valor municipal, público ou nacional.” In Tese de Mestrado em Arquitetura Paisagista de Ana Sofia Farinha da Silva.

A Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro prosseguindo os seus deveres estatutários de divulgar e  defender a  salvaguarda a nossa história e patrimónios (paisagístico, ambiental, cultural material e imaterial), promove mais uma acção de informação com o objectivo de contribuir para um esclarecimento isento da população sobre a importância de uma história e patrimónios únicos que construíram a nossa identidade e são e serão factores de coesão social e desenvolvimento futuro.

Inscrevam-se e juntem-se a nós neste inesquecível passeio com história e reflexão sobre uma quinta, que  os seus proprietários têm vindo a recuperar com gosto e respeito pelo património, e que se encontra numa situação privilegiada à beira do rio Coina. No final do passeio, verão que tínhamos razão neste convite/desafio para madrugar no sábado , dia 20 de Abril.

Inscrição para a visita: https://associacaobarreiropatrimonio.pt/inscricoes-visita-quinta-da-estalagem-dia-20-abril/

Ou abpmf.patrimonio@gmail.com

Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro