DestaqueNoticias

Lançamento do Arquivo Barreiro em arquivobarreiro.org

Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cada elemento do percurso histórico da nossa terra é sinal do esforço colectivo das gerações que nos antecederam e que devemos conhecer e respeitar por razões culturais e identitárias.

A Associação considera ser seu compromisso difundir a história destes homens que é simultaneamente a nossa história/ memória/ identidade.

Foram muitos os homens e mulheres que, neste percurso traduzido num património histórico material e imaterial, guardaram e reinventaram a herança (sucessivamente recebida ao longo dos séculos) nos seus quotidianos de trabalho e luta para ganhar o pão e realizar os sonhos.

Uma herança que é “pano de fundo” indispensável ao esforço de compreensão do presente e ao desenho do projecto para o futuro.

Hoje, somos todos depositários desta memória, lastro identitário do nosso futuro. Cumpre-nos recolher o passado, divulgá-lo, analisá-lo no presente, integrando estas acções num projecto/processo cultural mais vasto de valorização do Barreiro e das suas gentes, porque a memória colectiva é instrumento fundamental do desenvolvimento humano, garantia de melhor futuro, um factor essencial de coesão social e cidadania participativa.

Com estas razões e este espírito de missão desenvolvemos um arquivo online no qual todos podemos beber informação, mas também fornecer informação. Em suma um Arquivo Participativo que nos pode ajudar a todos a conhecer o nosso passado e pode dar resposta a muitos que estudem e investiguem a nossa história e património.

Pode começar a consultá-lo a partir do dia 17 de Abril, dia no qual a Associação integra o programa nacional das Comemorações Internacionais do Dia dos Monumentos e Sítios.

A Associação Barreiro – Património Memória e Futuro

ja disponível em arquivobarreiro.org